Levantamento Radiométrico e Teste de Fuga de Cabeçote

O Levantamento Radiométrico é uma avaliação dos níveis de radiação nas áreas de uma instalação.

Ele deve ser realizado a cada 4 anos contados da realização do último levantamento e sempre que houver modificações na infraestrutura, nos equipamentos ou nos processos de trabalho que influenciem as medidas de proteção radiológica do serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista.

Os assentamentos do Levantamento Radiométrico devem incluir croquis da instalação e vizinhanças, identificação do equipamento de raios X e seu tubo, descrição da instrumentação utilizada e da calibração, descrição dos fatores de operação, carga de trabalho máxima estimada e os fatores de uso relativos às direções do feixe primário, leituras realizadas em pontos dentro e fora da área controlada, estimativa dos equivalentes de dose ambiental anuais nos pontos de medida, considerando os fatores de uso, de ocupação e carga de trabalho aplicáveis, conclusões e recomendações aplicáveis e data, identificação, qualificação profissional e assinatura do responsável pelo laudo de levantamento radiométrico, e assinatura do responsável legal do serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista.

O Teste de Fuga de Cabeçote tem como objetivo verificar a blindagem do cabeçote, de modo a garantir nível mínimo de radiação de fuga, restringida à taxa de kerma no ar de 1 mGy/h para todos os equipamentos emissores de radiação ionizante, exceto para os equipamentos de raios X intraoral, onde a taxa de kerma no ar deve ser restringida a 0,25 mGy/h. Ele deve ser realizado a cada 4 anos, ou após modificações nos equipamentos.

O Levantamento Radiométrico deve ser realizado em salas de exames de Raios X, Mamografia, Fluoroscopia, Radiologia Intervencionista, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Raios X Extraoral e Raios X Intraoral.

O Teste de Fuga de Cabeçote deve ser realizado em equipamentos de Raios X, Mamografia, Fluoroscopia, Radiologia Intervencionista e Raios X Intraoral.

A MPEX realiza Levantamento Radiométrico e Testes de Fuga de Cabeçote nos equipamentos emissores de radiação ionizante e entrega para a instituição um relatório com os resultados e interpretações das avaliações. Todos os instrumentos utilizados para a avaliação dos equipamentos estão devidamente calibrados e todas as avaliações são realizadas conforme protocolos nacionais e internacionais, por profissionais capacitados e em constante aprimoramento.