Cálculo de Blindagem

Para o caso de instalações que utilizam equipamentos de radiologia emissores de radiações eletromagnéticas ionizantes ou não ionizantes para fins diagnósticos ou intervencionistas, deve ser apresentado o projeto de blindagem elaborado e assinado por profissional legalmente habilitado, aprovado e assinado pelo responsável legal.

A modificação de qualquer parâmetro utilizado para os projetos de blindagem do serviço deve ser informada à autoridade sanitária competente antes da sua efetivação.

As salas de exames devem possuir barreiras físicas com blindagem suficiente para garantir a manutenção de níveis de dose tão baixos quanto razoavelmente exequíveis, não ultrapassando os níveis de restrição de dose.

O projeto de blindagem faz parte do Projeto Básico de Arquitetura a ser apresentado à vigilância sanitária.

No Projeto Básico de Arquitetura deve constar: relação dos equipamentos, componentes e acessórios previstos para as instalações, planta baixa e cortes relevantes (com leiaute das salas de exames e procedimentos, leiaute das salas de controle, posicionamento dos equipamentos, painel de controle, visores ou sistema de visualização da sala do equipamento, limites de deslocamento do tubo de raios X, no caso de instalações que se utilizam deste tipo de equipamento, janelas e mobiliário relevante).

Ficam dispensados da aprovação do Projeto Básico de Arquitetura os serviços de radiologia que disponham apenas de equipamentos móveis, serviços de densitometria óssea, serviços de ultrassonografia e consultórios isolados de odontologia que disponham apenas de equipamento de radiografia intraoral.

A MPEX realiza cálculo de blindagem para projetos básicos de arquitetura por profissionais capacitados. Trabalhamos em conjunto com arquitetos e engenheiros e os assessoramos quanto as melhores opções de layout da sala, visando a redução de custos da construção, fluxo de pacientes e otimização da proteção radiológica.

O cálculo de blindagem estima o quanto de barreira, blindagem ou barita é necessário nas paredes da sala de exames. A blindagem atenua a radiação e deve ser adequada de acordo com tipo de equipamento, sua energia e também a estimativa de carga de trabalho.